O Poder das Velas



Muitas pessoas acreditam que a vela é apenas um instrumento utilizado para clarear o ambiente quando não se há energia elétrica. Por outro lado, religiosos associam a cor das velas a um determinado tempo e significado. Mas para os que seguem outras vertentes as velas tem um poder e significado super fortes. Para tentar esclarecer, segue breve descrições.


Vela Branca
É a cor da paz, da espiritualidade. Está ligado a Saturno e à Lua. Representa a pureza e sinceridade. Excelente para despertar a intuição, a imaginação, a criatividade, a paz interior e a fertilidade. Também é utilizada para a reconquista do otimismo e esperança. Acendem-se quando se deseja paz, limpeza, cura, reconciliação, harmonia e iluminação em casa.
Ela purifica todo o organismo, ajuda na cura de doenças estomacais, do sistema linfático, e do sistema nervoso central.
Quando realizar ritos que tem a finalidade de canalizar as energias mais superiores, use velas brancas.

Vela Laranja
Representa o ouro, a riqueza e o Sol. É excelente auxiliar para quem espiritualizar-se e aumentar seu poder mental. Está ligada ao Sol. Atrai o sucesso, as honrarias, a fama, a popularidade, a sorte, a prosperidade.
A vela laranja é usada para dar graças por tudo que temos recebido. Usada também para buscar e pedir alegria, a paz e a tranqüilidade; para incentivar a criatividade, as diversões e os prazeres e as atividades artísticas e desportivas; para proteger em viagens longas, para resguardar o casamento e o noivado. Para reforçar a vitalidade e a energia criadora; para as novas empresas e esotericamente para receber luz e alimentar o poder mental e o espírito. A vela laranja afasta o azar, o comodismo e o conformismo, fazendo com que as pessoas tomem consciência de seus direitos e possibilidades na vida e ajudando as mesmas a concretizarem seus objetivos.
Ajuda a proteger o coração, a coluna vertebral, e a fertilidade.

Vela Vermelha
A vela vermelha está ligada à beleza física, a sensualidade, vitalidade e paixão. Ajuda a conectar com o chakra básico e com as forças terrestres. É bom acende-la quando se precisa de coragem, ânimo, determinação, força, ação, dinamismo, vigor, proteção, conquistar e liderar assuntos relacionados à matéria, trabalho e dinheiro, para que se tenha triunfo e evolução rápida dos acontecimentos.
É a cor ligada à Marte. Tem função de afastar energias negativas de todas as ordens.
Traz vitalidade a todo o corpo, protege a cabeça, os órgãos sexuais, as vias urinárias, os rins, e a circulação sanguínea.
Quando um feitiço é mandado contra nós, devemos nos proteger acendendo velas vermelhas para que ele seja quebrado.
Também é usada em feitiços para dar coragem, sexualidade, dinheiro, ações rápidas, força física; protege dos acidentes principalmente daqueles que podem afetar ou deixar vestígios na cabeça; protege-nos, também, dos cortes, das armas de fogo. É indicada principalmente para evitar ou para ajudar nas intervenções cirúrgicas.
O vermelho é a cor da guerra e da vitória. Por isso, quando estiver lutando para conquistar algo realize feitiços com velas vermelhas. O sucesso será certo!

Vela Amarela
É a vela da comunicação, nos traz ordenação de idéias, o raciocínio e a lógica.
A vela amarela deve ser acesa quando há necessidade de cura energética, clarear a mente, abrir o intelecto, firmar os pensamentos, desenvolver a espiritualidade e ocorrer mudanças rápidas das situações. Também são acesas quando queremos conquistar a alegria; alcançar sucesso profissional e financeiro, riqueza, conquista da criatividade; inteligência; sucesso na área de administração. Também para vender a própria imagem, poder de persuasão. Também ajuda nos estudos.
Ajuda a vencer a timidez e intensifica a memória, também ajuda na cura de doenças psicossomáticas. Protege os pulmões, a respiração, o sistema cerebral, e os intestinos.

Vela Rosa
A vela rosa simboliza o amor e as relações de afeto intenso. Desperta a sensibilidade e os sentimentos puros. Esta ligada aos pedidos de amor, e união entre casais.
Usada em rituais para atrair a felicidade amorosa ao lado da pessoa amada. Harmoniza os laços matrimoniais e os casamentos que estão abalados. Por ser uma cor ligada à Vênus, equilibram os relacionamentos entre as pessoas, família, colegas de trabalho; intensifica a auto-estima, a beleza e o amor incondicional e a capacidade de se relacionar, acalma as emoções.
Protege a sensibilidade, o metabolismo, as funções renais, os órgãos sexuais femininos, a região lombar, e o cabelo.

Vela Violeta ou Lilás
Violeta é a cor de Saint Germain, mestre ascensionado da Chama Violeta. Está relacionada a Júpiter e Netuno. Ajuda na purificação do ser. Aumenta a capacidade de sacrifício e a perseverança. Deve ser acesa quando há necessidade de transmutar as energias, transformar negatividade, ter inspirações, aumentar a intuição, combater o "stress" e acalmar-se.
Tem poder de transmutar o karma, trazer equilíbrio espiritual e harmonizar os altos e baixos que a vida pode proporcionar a um indivíduo. Ajuda nos estudos profissionais e superiores. A vela púrpura ou roxa é a Chama da Iniciação, e não existe chama grande ou pequena que não tenha de passar pelos seus domínios. A sua chama sempre nos impulsionará em nosso progresso e desenvolvimento empresarial, comercial e espiritual.
Atua sobre o pâncreas e o metabolismo endócrino, na circulação arterial e depuração do sangue.

Vela Verde
A vela verde simboliza a calma, a tranqüilidade e o equilíbrio. Esta vela ajuda na realização de nossos sonhos e metas. E também a vela que desperta a vitalidade e recupera a energia vital, sendo aconselhável acendê-la quando nos sentimos exauridos e esgotados. Simboliza a estabilidade, a fidelidade, a responsabilidade, a perseverança, a longevidade, e o êxito na profissão.
É a cor sagrada de Vênus. Usada em feitiços para atrair abundância, fartura, prosperidade, conquista de bens materiais, emprego, saúde, cura, crescimento, sorte, metas pessoais, estabilidade, solidez, constância, responsabilidade, profundidade dos pensamentos e das ações, a longevidade, a sabedoria, a Alta Magia, o triunfo e o êxito na profissão. Essa vela é capaz de nos proporcionar a verdadeira fortuna, sem termos por isso de renunciar ao Espírito.

Vela Azul
A vela azul deve ser acesa quando se deseja adquirir calma, serenidade, sabedoria, desenvolver e trabalhar poderes paranormais, sensitividade, intuição e ter expansão nos projetos.
Azul claro, desperta interiorização, tranqüilidade, paz e harmonização. Eficaz na luta contra o medo.
Protege a garganta, a laringe, a faringe, a tireóide e a nuca. Está ligado a Vênus e Urano.
O azul-marinho está ligado a Júpiter. Tem a finalidade de inspirar carisma e harmonia familiar, atrai paz e equilíbrio e devem sempre ser usadas para atrair tranqüilidade, uma situação favorável ou a concórdia entre as pessoas, pois, esta vela provoca mudança brusca na mente das pessoas. Também é usada em feitiços de cura, para trazer paz, paciência e alegria. Se acesa antes de dormir ajuda a conciliar o sono.
O azul-escuro tem como função básica a virtude de trazer prosperidade, êxito profissional e boas oportunidades, empréstimos bancários e para pedir ajuda de pessoas influentes; atrair a expansão de todas as coisas, boas ou ruins, por isso é uma cor que deve ser usada com muita cautela.

Vela Marrom
Está ligada a Mercúrio. Faz com que as pessoas coloquem “os pés no chão” e se centrem na vida.
Devem ser usadas em rituais preparados para pessoas que ainda não conquistaram o sucesso material, pois, ajudam na conquista de bens, propriedades, realização pessoal e seu objetivo de vida. Usada em feitiços ligados à justiça, a verdade e os acordos. A vela marrom deve sempre ser acesa em homenagem aos gnomos protetores da casa, para que estes não perturbem a paz dos moradores e para que possam nos presentear com sorte e prosperidade.

Vela Preta
Não é uma cor negativa como muitos pensam. Está ligada a Saturno, à Lua e Plutão. O preto é uma cor extremamente poderosa que deve ser usada sempre que quisermos respostas concretas aos nossos objetivos.  O preto é a única cor que não tem finalidade específica, pois é sempre usada para atrair aquilo que queremos, sobre nós ou sobre outras pessoas, sejam coisas boas ou ruins, seja a vida ou a morte, a saúde ou a doença, o sucesso ou o fracasso. A vela preta é usada para neutralizações de energias, absorção de negatividade, pedidos materiais, proteção, devolver negatividade e poder. É comum acender velas pretas durante uma doença fatal para absorver sua negatividade.
É sempre bom lembrar que a cor preta atrai para si qualquer coisa. Isso se aplica a roupas e a velas. Por isso, a vela preta deve ser utilizada somente em rituais esotéricos e por um iniciado, pois somente ele saberá exatamente que tipo de forças está atraindo. É a cor do conhecimento do bem e do mal, por isso está ligado à bruxaria em todas as suas manifestações.

Vela Cinza
Está ligada a Saturno. É uma cor de vela que deve ser evitada, pois seu maior atributo é trazer a tristeza, a depressão e o luto. No entanto pode ser usada sobre o altar para representar aquilo que nos restringe, reprime ou nos prejudica. Geralmente quando usamos uma vela cinza para essa função, ela é quebrada ao final do ritual, simbolizando a quebra do mal que nos limita.

Vela Prateada
É a energia da Lua. Remove as forças negativas e amplia o plano astral e espiritual.

Vela Dourada
É a energia do Sol. Quando unimos as forças do Sol e da Lua, trabalhamos com a plenitude de luz e vibrações positivas, atraindo paz, prosperidade, riqueza, saúde.

5 comentários:

  1. Muito grata Mirella pela seu post...muito esclarecedor...

    ResponderExcluir
  2. Olá! Excelentes informações, muitas não sabia.... Usá-las com força, foco e fé p/ fazermos o bem, projetar energias +s. Gratidão pelas orientações.

    ResponderExcluir
  3. Se eu precisar de usar uma vela verde, posso criar uma juntando cera amarela com azul?

    ResponderExcluir

Manual Prático da Wicca  Capa dura Almanaque Wicca 2024: Guia de Magia e Espiritualidade