Aromaterapia





    O próprio nome já revela suas origens: é uma terapia baseada em aromas. E nisso estão inclusos os óleos essenciais, incensos, pós a base de plantas, chás, e infusões. Quanto mais natural a origem, melhor, daí a importância de se saber o preparo, ou mesmo ter um bom fornecedor para os produtos usados. Normalmente o uso dos óleos e dos pós são freqüentes nas técnicas corporais (é o caso da Ayurvédica - massagem indiana), mas também é comum o uso de essências junto com água para uso semelhante ao incenso, isto é, no ambiente em geral. 

    Por se tratar de uma técnica que utiliza aromas, a base do seu funcionamento necessita da compreensão de algumas funções primárias do olfato, um dos órgãos dos sentidos, portanto, é muito importante ampliar o entendimento antes do seu uso.

    O olfato é primordial nos vários processos do corpo, mas vamos nos deter ao que interessa para a técnica aqui mostrada. É através do olfato que uma recordação pode vir rapidamente à mente. Ao sentir um perfume pode-se recordar de um romance vivido, de uma pessoa, um outro fato. Outro cheiro e a lembrança pode ser de uma gostosa comida que alguém muito especialmente já preparou para você; e daí por diante. Evidentemente as lembranças podem ser negativas, o que pode causar dor de cabeça, enjôo, vômito, etc. Como vê, as implicações são muitas.

    Nesse caso, é preciso cuidado com a simples utilização de um aroma, e digo isso especialmente para quem faz uso deles em terapias. A preferência é sempre de cada um, assim como os momentos do uso, portanto, a aplicação inconveniente de um incenso, ou de um óleo, ou pó de ervas, pode prejudicar uma terapia bem intencionada, porém, descuidada. Além disso, há os casos de alergia pelo contato com algum tipo de essência, sem contar no uso de produtos com prazo de validade ultrapassado.

    Por tal razão, se você é terapeuta, fique alerta. Saiba usar corretamente os aromas, além de ter o constante cuidado para verificar eventuais alergias que podem ter as pessoas que a(o) procuram. Se acaso é você quem está procurando terapia, vale também a atenção para saber a origem e validade dos produtos que estarão utilizando na massagem que você vai receber.

    Existem centenas de argumentos a respeito das implicações emocionais desses produtos mas, fundamentalmente, além dos aspectos genéricos citados em cursos e livros, é preciso inicialmente ver as implicações pessoais de cada um dos aromas. Por exemplo: de nada adianta uma essência estar relacionada como relaxante, se para aquela pessoa que está sendo atendida o aroma for recebido com repulsa.

    Para quem gosta de ir mais longe ainda há a oportunidade de unir conceitos da Aromaterapia com os de outras técnicas, como a Reflexoterapia, Chakras, Meridianos (medicina chinesa), Ayurvédica, etc. Os efeitos e a abrangência das técnicas aplicadas em conjunto serão bem positivos. O único detalhe é que será necessário conhecer bem cada uma delas.



 




    São muitos detalhes, mas que valem estar sendo revistos, pensados, e aprendidos, além do permanente cuidado para com a pessoa que pode estar diante de você.
Algumas indicações :

Alergia
Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Camomila, Lavanda e Melissa são os mais comuns e usados em alergias gerais. Podem ser usados em banhos, inalações, compressas ou em cremes para o corpo. Para aliviar o estresse, os óleos essenciais mais usados são: Bergamota, Neroli, Rosa, Jasmim, Sândalo e Ylang Ylang.

Anorexia
O melhor método para tratar de anorexia é através de massagens. Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Lavanda, Camomila, Neroli, Ylang Ylang e Sálvia. Esses óleos possuem propriedades calmantes e antidepressante. O óleo Bergamota pode ser usado para ajudar a regularizar perda de apetite.

Ansiedade
Qualquer um dos óleos mencionados a seguir possuem propriedades sedativa que podem ajudar nesse caso. Escolha qualquer um dos seguintes óleos: Bergamota, Camomila, Madeira de Cedro, Sálvia, Cipreste, Gerânio, Jasmim, Junípero, Lavanda, Manjerona, Melissa, Neroli, Rosa e Ylang Ylang. Esses óleos ajudam particularmente se forem usados em massagens ou em banhos.

Apetite
Se houver diminuição ou perca de apetite, alguns dos óleos essenciais podem ajudar a estimular o problema. Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Camomila, Cardamomo e Bergamota. Use esses óleos em massagens e banhos.

Artrite
Artrite pode causar vários problemas como; ácido úrico pode ser depositado entre as juntas, criando tipo de cristais causando inflamação, dor e perca de flexibilidade. Alguns óleos essenciais podem ser usados para ajudar a combater esses problemas. Os seguintes óleos podem ser usados: Cipreste, Junípero e Limão são óleos poderosos pelas suas propriedades desintoxicantes. Podem ser usados em banhos e massagens para ajudar o corpo a se livrar de toxinas.

Asma
Em casos de estresse e ansiedade, use os seguintes óleos essenciais: Bergamota, Camomila, Lavanda, Neroli e Rosa. Todos esses óleos mencionados são antidepressantes. Os óleos Bergamota e Lavanda são ótimos para problemas no peito.

Dores nas Costas
A melhor maneira de se tratar dores nas costas e a mais eficaz é através de massagens. Use os seguintes óleos essenciais: Lavanda, Manjerona e Alecrim para reduzir a dor, tensão e para tratar dores musculares. Os óleos Pimenta Preta ou Gengibre pode ser usado onde houver dor aguda.

Sangramento
Vários óleos essenciais podem ser usados para parar sangramento. Use qualquer um desses óleos: Limão, Gerânio e Rosa. Dilua algumas gotas de óleo Limão e use para tratar de qualquer tipo de corte. Não use o óleo Limão sem diluí-lo primeiro, já que por causa de suas propriedades fortes, poderá queimar a pele.

Bolhas
Adicione algumas gotas de óleo Lavanda em um pedaço de algodão e cubra a bolha. Não cubra a bolha com esparadrapo ou band-aid. Isso evitará que a pele respire propriamente.

Bronquite
Os seguintes óleos essenciais podem ser usados quando os sintomas ainda estiverem aparecendo. Faça inalações com qualquer um desses óleos: Bergamota, Eucalipto, Lavanda ou Sândalo, especialmente se houver uma tosse seca e dolorosa. Os óleos essenciais mencionados oferecem grande alívio para qualquer sintoma que estiver relacionado com bronquite. Use os seguintes óleos para casos mais extremos e que estejam em estado mais grave: Manjericão, Benjoim, Bergamota, Manjerona, Sândalo ou Tomilho. Esses óleos ajudam a limpar os pulmões e a prevenir maiores complicações.

Hematomas
Alguns óleos essenciais podem ser usados para reduzir hematomas. Use qualquer um desses óleos: Erva-Doce, Hissopo ou Lavanda. Pode ser usado em compressas fria. Outro óleo que pode ser usado para reduzir dor é o Lavanda. Em caso de hematomas severas use Pimenta Preta, Camomila ou Lavanda.

Queimadura
Um dos óleos mais conhecidos para tratamentos em queimaduras e um dos mais eficazes é o óleo Lavanda. O óleo Lavanda é anti-séptico e possui propriedades analgésicos. Outro óleo bastante eficaz é o Chá Verde. Para queimaduras mais graves, use o óleo Lavanda. Coloque algumas gotas em um gaze estéril e aplique diretamente na queimadura.

Catarro
Para aliviar congestões imediatamente, use os seguintes óleos essenciais: Lavanda, Eucalipto, Hortelã-Pimenta, Alecrim, Tomilho e Chá Verde. Qualquer um desses óleos podem ajudar a combater infecções. O melhor método para se livrar de catarro é através de inalação.

Calvície
Faça massagem no couro cabeludo para ajudar a aumentar a circulação. Os seguintes óleos essenciais podem ser usados para ajudar a combater esse problema. Alecrim, Lavanda e Tomilho. Esses óleos possuem propriedades que estimulam o crescimento de cabelo.

Catapora
Se uma criança estiver com catapora e se for velha o suficiente (4 anos de idade), faça banhos usando os seguintes óleos essenciais: 2 gotas de óleo Chá Verde com 2 gotas de óleo Camomila para reduzir coceira. Ou tente misturar 1 gota de cada um desses óleos: Bergamota, Eucalipto, Camomila e Lavanda. Para adultos, use os seguintes óleos: 3 gotas de óleo Ti-tree com 1 gota de cada um cada um desses óleos; Bergamota, Camomila e Lavanda. Faça banhos à cada 4 horas para melhores resultados, a menos que o paciente esteja sentindo fraqueza.

Circulação
Para estimular a circulação no local, faça massagens com qualquer um desses óleos: Pimenta Preta, Junípero, Manjerona ou Alecrim. Para problemas de vermelhidão, faça massagens com os óleos Camomila e Cipreste.

Resfriado
Os seguintes óleos essenciais são recomendados para combater resfriados: Lavanda, Eucalipto, Chá Verde, Hortelã-Pimenta, Alecrim e Pinheiro. Pode ser usado através de inalações, especialmente se houver infecção na garganta. Outro óleo que pode ser usado em banhos e ajudar a reduzir arrepios e dores é o Manjerona. Também pode ajudar em dores de cabeça que são associados com o resfriado.

Prisão de ventre
Vários óleos essenciais podem ser usados para ajudar com problemas de prisão de ventre como: Manjerona e Alecrim. Esses dois óleos podem ser usados juntos. Faça massagens no abdômen no sentido horário.

Tosse
Para combater infecções, o melhor óleo essencial que possui propriedades anti-bacterianas é o Tomilho. Outros óleos também podem ser usados para combater tosses como o Benjoim, Eucalipto, Lavanda, Manjerona e Sândalo. Massageie a garganta e o peito com qualquer um desses óleos mencionados acima.

Rachaduras na pele
Podem ser tratados com os óleos Benjoim, Lavanda e Mirra. Se a rachadura estiver úmida, use o Mirra. O Mirra é o melhor óleo nesse caso. O Mirra também pode ser misturado com o Benjoim e o Lavanda para melhores resultados.

Cistites
Os seguintes óleos essenciais podem ser usados: Bergamota, Camomila, Eucalipto, Alho, Lavanda, Sândalo e Chá Verde. Os óleos Bergamota e Chá Verde podem ser usados em banhos. O óleo Camomila pode ser usado também para aliviar dor e irritação. Os óleos Bergamota e Lavanda ou Camomila podem ser usados em massagens.

Depressão
Se a depressão estiver impedindo repouso, causando irritação ou incapacidade de dormir, use os seguintes óleos essenciais: Camomila, Sálvia, Lavanda, Sândalo e Ylang Ylang. Para ajudar a levantar os espíritos e melhorar o humor use os óleos Gerânio, Melissa e Rosa. Podem tanto serem usados em massagens quanto inalações.

Diarréia
Os seguintes óleos essenciais podem ser usados para aliviar os sintomas relacionados à diarréia: Camomila, Cipreste, Eucalipto, Lavanda, Neroli e Hortelã-Pimenta. Esses óleos são os mais eficazes. Para aliviar dores, use os seguintes óleos: Benjoim, Gengibre ou Pimenta Preta. Faça massagens suaves sobre o abdômen, isso ajudará a aliviar a sensação de aperto.

Infecção de orelha
Faça compressas quentes com o óleo Camomila para acalmar a dor e para reduzir infecções que estão sendo desenvolvidas. Faça massagens suaves em volta da orelha.

Eczema
Os óleos: Camomila, Lavanda, Melissa e Neroli podem ser usados em massagens e em banhos. Todos esses óleos mencionados podem ajudar a reduzir níveis de estresse.

Tontura
Vários óleos essenciais podem ajudar em problemas de tontura, desmaio e em estado de choque. Use os seguintes óleos: Hortelã-Pimenta e Neroli. Experimente também os óleos Lavanda e Alecrim. Nesse caso, simplesmente segure o vidro de óleo essencial perto do nariz do paciente ou coloque uma gota de um desses óleos no pulso do paciente ou em um lenço e ponha perto do paciente para inalar.

Fadiga
Qualquer um desses óleos essenciais pode ser usado para ajudar o corpo a se recuperar de fadiga. Use os óleos: Manjericão, Gerânio, Noz-moscada, Alecrim, Tomilho, Manjerona ou Pinheiro. Também, uma mistura de três óleos de sua escolha pode ser usado para o tratamento. Esses óleos ajudarão a restaurar e tonificar o corpo, limpar a mente e dar mais energia. Podem ser usados em massagens ou em banhos.

Febre
Use os seguintes óleos essenciais: Manjericão, Camomila, Cipreste, Junípero, Lavanda, Hortelã-Pimenta, Alecrim e o Chá Verde. Esses óleos ajudarão o corpo a suar se for preciso. Para abaixar a temperatura, use os óleos Bergamota, Eucalipto, Lavanda e Hortelã-Pimenta. Esses óleos devem ser usados em quantidades justas. Adicione algumas gotas de qualquer um dos óleos mencionados acima em uma bacia com água morna, mas não quente.

Frigidez
Óleos essenciais luxuosos podem ser usados como o Rosa e o Jasmim, que ajudará a aumentar a confidência. Use o óleo Neroli para acalmar a ansiedade que está presente e o óleo Ylang Ylang para ajudar a relaxar. Podem ser usados em banhos, cremes, loções de corpo ou em massagens.

Cálculo biliar
Os óleos Lavanda e Alecrim são dois óleos essenciais que foram descobertos por ajudarem com esse problema. O óleo Alecrim é valioso por ajudar em problemas de inflamação na bexiga. Faça massagens sobre a área da bexiga.

Gengivite

Use os seguintes óleos essenciais para ajudar a combater a bactéria: Chá Verde e Tomilho. Os óleos Erva-Doce e Tangerina ajudam a fortalecer a gengiva e o óleo Mirra possui propriedades tonificantes e de cura.

Dor, Pena ou Fracasso
O melhor óleo para ser usado nesse caso é o Rosa. Esse óleo pode ser combinado com o Benjoim para dar uma sensação calorosa. Também, os óleos Bergamota e Camomila possuem propriedades calmantes e os óleos Lavanda ou Melissa ajudam a trazer o sentimento de bem estar e ajuda a levantar os espíritos.

Hemorróida
Use os seguintes óleos essenciais Cipreste ou Junípero em forma de aplicações locais e banhos regulares. Esses óleos também ajudam a melhorar a circulação geral.

Alergia
Qualquer um dos óleos mencionados ajudarão a aliviar os sintomas de alergia. Use o óleo Lavanda e Eucalipto para aliviar sintomas relacionados à resfriado, ajudando a reduzir espirros e corrimento de nariz. Faça inalações usando qualquer um desses óleos mencionados acima. Experimente também os óleos Camomila e Melissa para ajudar com os sintomas gerais de alergia.

Dores de cabeça
Os óleos essenciais mais eficazes são: Lavanda e Hortelã-Pimenta. Podem ser usados tanto juntos como separado. Outro óleo que pode ajudar a curar dores de cabeça é o Alecrim, ajudando a limpar a mente e a aliviar a dor. Aplique o óleo Lavanda e o Hortelã-Pimenta perto das sobrancelhas ou faça compressas quentes e aplique perto das sobrancelhas, na testa ou atrás do pescoço.

Coração
Somente alguns dos óleos essenciais podem ser usados quando houver problemas de coração. Use os seguintes óleos: Alho, Lavanda, Manjerona, Hortelã-Pimenta, Rosa e Alecrim. Esses óleos são conhecidos pelas suas propriedades tônicas e tem efeito fortalecedor no músculo do coração. Também, outros óleos podem ser usados como o Lavanda, Melissa, Neroli e Ylang Ylang são óleos recomendados para problemas de palpitação. Todos esses métodos mencionado deve ser aproximados com muito cuidado e atenção. Todos esses óleos podem ser usados tanto em banhos quanto em massagens.

Herpes
Os óleos Bergamota, Eucalipto e Chá Verde são muito eficazes em tratamentos de herpes. Particularmente se aplicações forem feitas assim que os primeiros sinais de erupção aparecerem. Misture 6 gotas de qualquer um dos óleos mencionado em 5mls de álcool. O óleo Chá Verde também pode ser usado puro. Aplicações frequentes impedirão que novas bolhas se desenvolvam.

Pressão alta
Os óleos essenciais mais importantes são: Lavanda, Manjerona e Ylang Ylang. O óleo Ylang Ylang ajuda em situações de falta de ar ou quando houver batida forte de coração. Todos esses óleos podem ser usados em massagens ou em banhos.

Pressão baixa

O melhor óleo essencial é o Bergamota. Ajuda a trazer a pressão baixa para o nível normal. Possui propriedades estimulantes e tonificantes. Outros óleos que servem como estimulantes são: Pimenta Preta e Hortelã-Pimenta, especialmente se for usado em casos de tontura e desmaio que ocorrem frequentemente.

Histeria
Qualquer um desses óleos podem ser usado: Camomila, Sálvia, Lavanda, Manjerona, Melissa, Neroli, Hortelã-Pimenta, Alecrim e Ylang Ylang. Ajuda a criar um estado emocional e podem ser usados em massagens, banhos, como sprays ou mesmo queimando algumas gotas de qualquer um desses óleos em um cômodo como perfume.

Impotência
O melhor óleo para ajudar com esse problema é o Sândalo, possuindo poderes afrodisíacos. O óleo Jasmim ajuda a restaurar e aumentar a confidência. O óleo Neroli ajuda a combater a ansiedade e o Sálvia ajuda em problemas de relaxamento. Não use Sálvia se consumido álcool. Faça banhos antes de ir para a cama.

Indigestão
Use os óleos essenciais Camomila, Lavanda e Manjerona para tratar de problemas de indigestão. Possuem propriedades calmante e tem efeito confortante. Faça massagens suaves sobre e em volta do estômago.

Insônia
Use os seguintes óleos essenciais: Lavanda, Camomila e Neroli para tratar de problemas de insônia. Esses óleos são os mais eficazes e poderosos pelos seus efeitos tanto na mente quanto emocionalmente. Ajuda a acalmar, balancear e aliviar a ansiedade. Pode ser usado em banhos ou mesmo algumas gotinhas de óleo Lavanda no travesseiro irá garantir uma boa noite de sono.

Coceira
Use o óleo Camomila para ajudar a aliviar coceiras. Use Lavanda e Melissa como alternativas se preferir. Faça banhos dependendo do local da coceira e da área afetada no corpo. Esses óleos também podem ser usados em cremes e em loções de corpo. Se a área afetada é pequena, use 1 ou 2 gotas de qualquer um dos óleos mencionados acima e esfregue diretamente sobre a pele.

Laringite
O melhor óleo essencial para ser usado é o Benjoim. O óleo Lavanda e Sândalo podem ser usados como alternativa. Nesse caso, faça inalações, já que o vapor quando sobe alivia a respiração e ajuda a combater inflamações.

Menopausa
Os seguintes óleos essenciais podem ser usados para ajudar em períodos de menopausa e para minimizar problemas físicos. O óleo Gerânio ajuda a balancear os hormônios, o óleo Rosa ajuda a tonificar e limpar o útero, ajudando ao mesmo tempo a regular o ciclo menstrual O óleo Camomila tem efeito suave, calmante e funciona como antidepressante. Existe muitos outros óleos que possui propriedades antidepressante como o Bergamota, Sálvia, Jasmim, Lavanda, Neroli, Sândalo e Ylang Ylang. Use qualquer um desses óleos em banhos e em massagens.

Fonte: Além da Lua

Um comentário:

Manual Prático da Wicca  Capa dura Almanaque Wicca 2024: Guia de Magia e Espiritualidade