Cavalinha (Equisetum giganteum)

Cavalinha (Equisetum giganteum)


Esta é a cavalinha! Formada por hastes verdes ocas, de 80-160 cm de altura. As hastes férteis tem um espiga na ponta que contem grande quantidade de esporos.Gosta muito de umidade tanto que costuma dar em brejos e pântanos.

Ela é muit utilizada principalmente no sul e sudeste do Brasil, sendo praticamente desconhecida no nordeste. (Plantas medicinais no Brasil)


É um excelente diurético e também adstringente, por isso é indicado para infecções do rim, bexiga e gota. Muito conhecido por ajudar a perder peso, mas isso ocorre devido ao aumento da eliminação de liquido, o que também é importante, ja que nossa alimentação muitas vezes é cheia de elementos que favorecem mais a retenção de liquido do que sua eliminação, e isso provoca inchaço e uma sensação de peso no corpo, alem disso pode aumentar a pressão sanguínea. Então alem de melhorar esses sintomas ajuda a eliminar toxinas do organismo.
Também costuma ser indicada para gonorreia, diarreia, fraturas, tuberculose, hemorragias, menstruação abundante e reumatismo.

 


Receitas

*Lembrando que as hastes férteis não são utilizadas, e as flores são toxicas.
* Importante! Contraindicações: O consumo excessivo pode causar deficiência de B1. Não deve ser usada por grávidas e lactantes, pessoas com insuficiência cardíaca e renal. Se você toma algum medicamento diurético consulte seu médico.Na presença de gastrite, úlcera gastroduodenal: os taninos e os sais silícicos (em especial o dióxido de silício) podem irritar a mucosa gástrica;
  • Chá: 1 colher de sopa para um xícara media de água fervida. Deixar descansar or 10 a 15 minutos. 2 xícaras por dia para problemas no rins e bexiga, eliminar acido úrico, hemorragia nasal, anemia, calcificação de fraturas, menstruação abundante e etc. *Devido ao aceleramento da destruição da vitamina B1, o tratamento deve ser curto, caso persista, escolha outra planta.
  • Banho para reumatismo: colocar 3 punhados de talos secos na agua de banho e permanecer mergulhado de 5 a 10 min.
Cultivo
A cavalinha é uma planta facil de se cultivar, mas exige irrigação pois gosta muito de umidade. A forma mais fácil é conseguir uma estaca da planta. Se ela pegar direitinho vai se espalhando, e rapidamente vc terá uma grande quantidade de mudas.


Alimentação
Os brotos novos podem ser usados como aspargos em refogados.

Se você tem algum relato do uso da cavalinha, alguma receitinha ou informação, por favor entre em contato! Se tiver alguma duvida sobre plantas medicinais, fique a vontade, farei o possível para responder. Deixe um comentário ou mande e-mail para : claudia.halley@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manual Prático da Wicca  Capa dura Almanaque Wicca 2024: Guia de Magia e Espiritualidade